sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Alerta aos Encarregados de Educação - Uso de gel álcool

O uso do álcool em gel tem-se tornado frequente com a chegada da Gripe A, porém o manuseamento deste produto por crianças oferece riscos.

A Associação de Pais teve conhecimento que alguns professores estão a pedir para os Pais mandarem gel álcool na mochila para as crianças desifectarem as mãos. Alertamos para o perigo da utilização deste produto pelas crianças. É um produto tóxico e deve ser utilizado com a supervisão de um adulto e não se deve, em momento algum, confiar este produto a crianças de tão tenra idade.


A OMS e o Ministério da Saúde aconselham:

A lavagem frequente das mãos com água e sabão é uma das principais medidas de prevenção. Informe o seu filho que a melhor forma de matar o virus é com água e sabão. O gel álcool não substitui a lavagem correcta das mãos.

Segundo o Ministério da Saúde a melhor forma de prevenir o contágio da Gripe A é seguir as seguintes directrizes:

Principais medidas de protecção

Lavar frequentemente as mãos com água e sabão.

• Usar lenço de papel para proteger a tosse ou os espirros, inutilizar o lenço e lavar as mãos em seguida.

• Se não tiver lenço, tossir para o antebraço, nunca para as mãos!

• Evitar tocar na boca, no nariz ou nos olhos, sem ter as mãos lavadas.

• Evitar a proximidade de pessoas com sinais de doença gripal.

• Evitar locais muito frequentados.

• Higienizar frequentemente as superfícies de trabalho, teclados, brinquedos, maçanetas de porta, etc.

• Arejar as salas e espaços interiores.


Quando não é possível lavar as mãos

Sempre que não seja possível lavar as mãos, estas podem ser higienizadas por fricção com uma Solução Anti-séptica de Base Alcoólica.

Estas soluções não devem usar-se em bebés e crianças pequenas, pelo risco de ingestão do produto quando as mãos são levadas à boca ou aos olhos. Nas crianças mais velhas, a sua utilização deve ser sempre supervisionada por um adulto.


•Os dispositivos de Solução Anti-séptica de Base Alcoólica, só devem ser colocados em locais onde seja necessário proceder à higiene das mãos, mas não haja recurso a água e sabão.

Devem ser armazenados e colocados fora do alcance de crianças, dado o risco de toxicidade do produto, em particular se for ingerido ou projectado para os olhos e seguidas as instruções de segurança do fabricante.

A sua eventual utilização por crianças mais velhas deve ser sempre supervisionada por um adulto


Por favor, para a segurança de todas as crianças, não mande frascos de álcool gel para a Escola. Ensine o seu filho a lavar as mãos da forma correcta.

Sem comentários:

Enviar um comentário